30 de jan. de 2011

[RIP] Le Bistrot [ch]

[ATUALIZAÇÃO]


Este estabelecimento não está mais entre nós. Repouse em paz (R.I.P.).


por Catarine Heiter
 
O Le Bistrot se intitula uma Créperia, Bar e Restaurante Francês.

A idéia inicial não era ir para lá... Mas confesso que, desde a hora que desci do carro e vi aquele lugar, tive essa idéia! Eu adoro experimentar coisas novas e essa seria a minha primeira vez em um "lugar de comida francesa"!

Local - Fica pertinho do Farol da Barra, na Marquês de Leão. É meio longe da minha casa e por essa razão não dá para ficar indo todo dia (como é meu costume quando vicio), mas o legal é que você aproveita o passeio dando um pulinho na orla ou no próprio Farol.

Le Bistrot
Mesa na parte da frente do Le Bistrot

Espaço - O lugar é muito fofinho e aconchegante! Quando bati o olho (estava abrindo na hora) já deu vontade de sentar ali. Fiquei do lado de fora, mas na próxima vez vou aproveitar para observar melhor a decoração da parte de dentro (que é super linda!) 

Atendimento - Todo o processo envolve o próprio Jacky Bousquet! Ele atende, serve a mesa, recebe o pagamento e é super simpático! Sem contar o sotaque francês ultra-chique...

Comida/bebida – Eu experimentei uma das omeletes (que são uma das especialidades da casa!). A escolhida foi a Paysanne, com batata, bacon e cebola. O prato acompanha uma saladinha e uns pães feitos no próprio local (e que não poderiam passar sem os devidos elogios! São perfeitos!). A omelete é uma delícia! O tamanho é muito bom e dá para saciar até um ser humano muito guloso!! Meu noivo comeu um crepe muito delicioso, mas este deverá ser comentado pelo digníssimo.. As outras opções do cardápio também são de dar água na boca e como eu amei, vou voltar para experimentá-las!

[RIP] Stambul Kebab [gr]

[ATUALIZAÇÃO]


Este estabelecimento não está mais entre nós. Repouse em paz (R.I.P.).


por Gustavo Romero
 
Meu primeiro contato com um Kebab foi no restaurante Totus Original Kebab (antigo Totus Fresh Food) e a minha impressão foi muito positiva! É uma espécie de sanduíche à base de carne (de frango, boi ou cordeiro) com vegetais e salada, enrolado numa massa bem fina. O prato é originário do Oriente Médio (possivelmente da Turquia).

Localização e estacionamento

O Stambul Kebab fica na praça de alimentação do Salvador Shopping. Fácil de chegar e de estacionar.

Ambiente e atendimento

A loja tem um visual bastante diferente, com uma decoração própria da região de onde se atribui as origens do kebab. Por ser um prato pouco conhecido (pelo menos para nós), sempre surgem algumas dúvidas, dirimidas - de forma relativamente clara - pelas atendentes do restaurante.

Na lateral da loja é possível acompanhar a confecção do prato, o que sempre é um atrativo interessante para os clientes. O tempo de preparo não é muito dilatado (até mesmo porque, em todas as vezes em que estivemos lá, o local não estava muito cheio).

Existe um balcão e alguns bancos, mas, em função de o espaço ser apertado, o melhor mesmo é utilizar as mesas da praça de alimentação, apesar do burburinho característico deste tipo de local.
 
Comida

O kebab é um prato muito saboroso. Já tivemos a oportunidade de experimentar o de frango e, mais recentemente, o de falafel. A massa é bem fina e o recheio é bem generoso e temperado, com molhos que dão um toque bastante especial (e um pouco picante) e deixam a mistura "molhadinha". Estes ingredientes, juntos, resultam num sabor ligeiramente exótico e muito agradável.

Stambul Kebab: Kebab de Falafel
O kebab de falafel do Stambul Kekab
O restaurante também serve kibes e esfihas. Embora o kibe que pedimos tenha vindo trocado (pedimos o de queijo e carne mas recebemos o de carne pura), podemos dizer que também é um item bastante saboroso. O destaque negativo foi o limão que acompanhou o kibe, praticamente sem sumo algum.

Stambul Kebab: Kibe
O kibe de carne (que deveria ser de queijo e carne), o molho de pimenta e o limão sem sumo...
Preço

O kebab tem se mostrado uma opção bastante econômica. É possível obter um prato muito saboroso que alimenta duas pessoas (não muito esfomeadas, claro) pagando-se algo em torno de R$ 13,00. Já o kibe, proporcionalmente foi um pouco mais caro, mas está dentro da média do mercado. Por outro lado, o preço do refrigerante é ligeiramente mais alto do que se encontra normalmente nas lojas do shopping, mas, no conjunto, trata-se de uma opção econômica.

Conclusão

As opções oferecidas pelo Stambul Kekab são saborosas, generosas e econômicas. Quem quiser fugir do lugar comum não pode deixar de experimentar!

25 de jan. de 2011

Tomate Pizzaria [gr]

por Gustavo Romero

Numa sexta-feira que tinha tudo para ser insossa (a Catarine estava adoentada e eu tive que trabalhar até mais tarde), surgiu o convite de um colega de trabalho para comer uma pizza, com ele e a noiva e mais um casal de amigos em comum. Foi assim que eu conheci a Tomate Pizzaria!

Localização e estacionamento

A pizzaria fica no bairro da pituba, numa rua paralela à Av. Manoel Dias, próximo ao Centro Espírita Paulo e Estevão. Para ficar mais fácil, segue o mapa com a localização aproximada. Não há estacionamento, é preciso procurar uma vaga nas proximidades, o que, para mim, é um ponto bastante desfavorável.

Ambiente e atendimento

O ambiente é muito simples, quase espartano. Não espere encontrar cadeiras muito confortáveis, ambiente climatizado ou coisas do gênero. A despeito disto, ninguém ficou desconfortável (se bem que eu desconfio que isso aconteceu mais por eu estar entre bons amigos do que por qualquer outra coisa...).

Vai ser um pouco difícil de avaliar o atendimento. Quando chegamos ao local, o outro casal de amigos já estava lá e já tinha feito o pedido, para não ficar muito tarde. Portanto, não pude perceber se a pizza demorou para chegar nem se o garçom foi muito atencioso ou não. O que posso dizer é que o processo de fechar a conta e efetuarmos o pagamento foi rápido e tranquilo.

Comida

A pizza é sensacional! Pedimos duas, tamanho família, cada uma servida com 3 sabores diferentes, o que nos permitiu apreciar 6 dos inúmeros sabores disponíveis no cardápio.

A massa é fina e crocante, e o recheio é generoso, como pode ser visto na foto:

Pizza da Tomate Pizzaria
Pizza da Tomate Pizzaria. Mamma mia!
Sobraram algumas fatias, que eu tive o prazer de levar para casa. No dia seguinte, elas foram o meu almoço :-) Bastou tirá-las da geladeira e colocá-las no forno para obter sabor e consistência muito próxmos dos que encontramos no dia anterior. Belíssima! 

Preço

Os valores cobrados pelas pizzas são um pouco elevados se levarmos em consideração o ambiente, mas eu os considero muito justos ser considerarmos o sabor das pizzas. É comum encontrar pizzas numa faixa de preço mais elevada mas que não têm a mesma qualidade das servidas pela Tomate Pizzaria. O refrigerante é bem em conta (mesmo as latas), sendo consideravelmente mais baratos do que se encontra na maioria dos locais em Salvador.

Conclusão

Estou ansioso para levar a Catarine para conhecer esta pizzaria! É a minha desculpa para voltar lá bem rapidinho! Em outras palavras, recomendadíssimo!

Serviço

Tomate Pizzaria
R. das Ubaranas, 252 - Pituba
(71) 3346-5434 (Inclusive delivery)
http://www.tomatepizzariabahia.com.br/

La Place Cafeteria [ch]

por Catarine Heiter

Adoro cafés, mas nunca tinha ido ao La Place Cafeteria. Um dia, fomos seduzidos pelas explicações de um garçom a respeito de uma torta feita com massa de arroz. Decidimos sentar para experimentar e nos apaixonamos por ela!

Local - Fica em um dos corredores do Shopping Iguatemi, pertinho de uma das lojas da Impressão Digital.

Espaço - A loja é um stand e as cadeiras ficam pelo corredor. Confesso que não gosto muito de comer em corredor... Já pensou se alguém passa arrumando o cabelo e derruba alguns fios na sua comida?

La Place Cafeteria
Corredor do La Place Café, no Shopping Iguatemi (2º Piso)
Atendimento - Na primeira vez que decidimos sentar, como já comentei, foi pela influência de um garçom. Ele nos convenceu sobre o maravilhoso sabor da torta com massa de arroz. O atendimento foi rápido e aconteceu tudo certinho! Na segunda vez, demoramos muuuuito para ser atendidos. Acabei indo pessoalmente ao caixa para fazer meu pedido e descobri que os valores que constam no cardápio não estão corretos (mas eles continuam distribuindo os cardápios)... Na terceira (e última) vez também demoramos a ser vistos e atendidos (detalhe: se não me engano são somente 6 mesas), mas conseguimos e fizemos o pedido. Minutos depois o garçom aparece informando que a torta que a gente queria não estava disponível. Mas nós tínhamos visto a torta na vitrine! Segundo o garçom a mesma havia sido retirada naquele momento pois não estava ‘muito boa’... Imagina se a gente come e passa mal depois?

Comida/Bebida - Nas duas vezes que conseguimos comer lá, pedimos a Torta Salgada de Frango feita com massa de arroz. Ela é realmente divina. Massa leve, saborosa e fatia farta. Outra coisa que sou fã e que vende lá também é o Ice Café... Pedimos na primeira vez e veio delicioso como todo Ice Café costuma ser! Lá vende ainda alguns salgadinhos, tortas doces e bolos caseiros... Mas eu nunca experimentei (e pelo visto nem vou)...

18 de jan. de 2011

[RIP] Frends Alimentos Leves [ch & gr]

[ATUALIZAÇÃO]


Este estabelecimento não está mais entre nós. Repouse em paz (R.I.P.).


por Catarine Heiter e Gustavo Romero
atualizado em 09/04/2012

Escolhemos mastigar na Frends Alimentos Leves em uma das primeiras visitas ao (na epoca, recém-inaugurado) Shopping Paralela. Fomos atraídos pelo fato de ser uma novidade para nós e pelas opções que eles oferecem.

Frends Alimentos Leves

Por ficar na praça de alimentação "secundária" do shopping (para quem não entendeu, o melhor mesmo é conhecer o lugar), o ambiente, naturalmente, não é dos mais tranquilos, especialmente nos finais de semana, uma vez que sempre existem apresentações de música ao vivo. A loja, toda em tons de laranja e verde, é pequena mas muito bem arrumada, com os ingredientes à vista do cliente. Tudo muito arrumadinho e com boa aparência!

Frends Alimentos Leves: Fachada
A fachada da Frends alimentos Leves
[Atualização] A loja mudou de lugar e, agora, está localizada na Praça de Alimentação principal do shopping (aparentemente, a praça secundária deixou de existir). Fica bem pertinho do Risoto Mix (ver post), no canto esquerdo. Não notemos nenhuma mudança representativa na estrutura física.

Frends Alimentos Leves: Nova fachada
A 'nova' fachada da Frends Alimentos Leves
O atendimento é padrão, sem destaques positivos ou negativos. O cliente tem uma boa dose de autonomia, já que as atendentes procuram interceder apenas após serem demandadas. Nós apreciamos muito isso! Acompanhar a preparação do pedido é um dos pontos altos. Como os alimentos são muito bonitos e coloridos, o cliente tem a sensação de que o resultado vai ser delicioso!

A casa trabalha com opções de alimentos saudáveis (mas sem radicalismos) e diferenciados, como Caldos e Sopas, Saladas e Sanduíches, com combinações de ingredientes muito diferentes do que estamos acostumados a ver por aí. Oferecem também Sucos (com algumas misturas exóticas de sabores, como "Melancia e Canela" ou "Manga, Gengibre e Pimenta rosa") e Milk Shakes (com Leite de Soja).

Nossa experiência gastronômica no local se resumiu aos Sanduiches. Gustavo escolheu o Brisa, composto por Baguete integral, Atum, Maionese light, Queijo e Molho de Mostarda e a Catarine, o Finório, um Sanduiche basicamente recheado com Caponata (que nós não sabiamos o que era até bem pouco tempo). Ambos muito leves e extremamente saborosos!

Não tivemos a oportunidade de experimentar as outras opções, mas dificilmente elas serão menos saborosas do que os Sanduiches que escolhemos. A conjunção de alimentos leves e saborosos com uma boa dose de criatividade da pessoa que criou o cardápio é quase que uma garantia de satisfação para o paladar do cliente.

[Atualização] Na nossa segunda visita, fizemos escolhas bem interessantes! Gustavo, que estava com mais fome, pediu um Caldo de Aipim com Carne Seca (R$ 8,90). Não resistiu e quis que viesse servido dentro do Pão (acrescentando mais R$ 6,00). Essa foi uma escolha sensacional! O Caldo estava com sabor, textura e temperatura perfeitos e em completa harmonia com o sabor do Pão. A apresentação merece ainda comentários a parte! É muito mais gostoso saborear um caldo enquanto se tira lasquinhas do pão que serve de recipiente para o mesmo. Bom demais!

Frends Alimentos Leves: O caldo de Aipim com Carne seca, servido no Pão (ainda fechado)
O Caldo de Aipim com Carne Seca servido no Pão (ainda fechado) da Frends Alimentos Leves
Frends Alimentos Leves: O Caldo de Aipim com Carne seca, servido no Pão
O Caldo de Aipim com Carne Seca servido no Pão da Frends Alimentos Leves
[Atualização] Catarine ficou com o de sempre: um Sanduíche. Desta vez, pediu o Natura (Baguete integral, Peito de Peru, Molho Pesto do chef) que custa R$ 10,90. Muito delicioso, surpreendeu por conter Uvas Passas claras, que ela adora! Para acompanhar pediu, ainda, um Suco de Frutas pequeno (R$ 3,80). Ao final, ainda beliscou o Caldo, já que é muito grande e, por isso, sobrou bastante mesmo após Gustavo ter ficado satisfeito.

Frends Alimentos Leves: O Sanduíche Natura
O Sanduíche Natura da Frends Alimentos Leves
[Atualização] Falando sobre o preço, em geral, locais que pretendem se diferenciar por oferecer alimentos mais saudáveis tendem a trabalhar com uma faixa de preços mais altos. A Frends, infelizmente, não é uma exceção, mas não chega a assustar. Os Sanduíches custam, em média, entre R$ 11,00 a R$ 12,00. Os preços dos Sucos estão dentro da média, se considerarmos que as lojas que oferecem este tipo de bebida geralmente cobram caro por ela. Caso se opte por um Refrigerante ou Chá gelado, não haverá surpresas.

[Atualização] Concluindo, Nas ocasiões em que se pretende desfrutar de opções leves e diferenciadas, a Frends se torna uma parada obrigatória!

Frends Alimentos Leves
Shopping Paralela - Praça de Alimentação
(71) 3414-2581 / (71) 3023-8353

15 de jan. de 2011

Sukiyaki [gr]

por Gustavo Romero

O Sukiyaki é um restaurante japonês bem tradicional de Salvador. Na época em que o Aeroclube (que fica pertinho da minha casa) ainda era vivo, eu gostava muito de ir até a filial do Sukiyaki que existia lá, para comer o delicioso Teppanyaki de Salmão servido por eles.

Sukiyaki

Nesta sexta-feira (14/01), aproveitando um dia de folga do trabalho, estava procurando um lugar para almoçar, quando me lembrei do buffet de comida japonesa do Sukiyaki. Eu não tenho muita chance de aproveitar este tipo de culinária, porque a Catarine não gosta muito, então, como eu estava sozinho, esta era a ocasião ideal.

Localização e estacionamento

O restaurante fica entre Ondina e o Rio Vermelho, na praia da Pedra da Sereia. Na lateral, existe uma espécie de estacionamento não muito grande. Como eu cheguei cedo, não foi difícil encontrar uma vaga, gentil e eficientemente indicada por um flanelinha (sim, estou irônico).

Sukiyaki: Fachada lateral e parte do estacionamento
Fachada lateral do Sukiyaki e parte do estacionamento
O visual da praia compensou o tremendo calor que estava fazendo àquela hora:

Sukiyaki: Praia da Pedra da Sereia
Praia da pedra da sereia em frente ao Sukiyaki
Ambiente e atendimento

O restaurante fica numa casa grande e aparentemente antiga. O ambiente é simples e climatizado. O salão principal fica atrás daquelas janelas mostradas na primeira foto. Indiscutivelmente, é muito agradável almoçar com este visual! Eu retiraria a televisão; não gosto de comer assistindo ao noticiário. O garçom que me atendeu, vestido a caráter, foi bastante rápido e discreto no atendimento.

Sukiyaki: Ambiente
O ambiente do Sukiyaki
Sukiyaki: Ambiente
O ambiente do Sukiyaki
Comida

Embora eu não seja um iniciado, sou grande fã da culinária japonesa. E o buffet do Sukiyaki não decepciona. É bem verdade que a gama de opções poderia ser maior, mas eu asseguro que todos os pratos oferecidos são excelentes. Como entrada, eles oferecem um Camarão Empanado e um Bolinho de Peixe. São pequenos, mas saborosos. Opcionalmente, o cliente pode pedir Espetinhos de Filé ou de Frango e uma boa variedade de Legumes na chapa.

Sukiyaki: Camarão empanado e Bolinho de Peixe
O Camarão Empanado e o Bolinho de Peixe do Sukiyaki
Mas eu estava ansioso mesmo era para atacar o buffet!

Sukiyaki: Buffet
O buffet do Sukiyaki
Sukiyaki: Buffet
O buffet do Sukiyaki
Comecei colocando no prato uma boa variedade de Sushis, Hossomakis e Uramakis:

Sukiyaki: Prato com Sushis, Hossomakis e Uramakis do buffet
Sushis, Hossomakis e Uramakis do buffet do Sukiyaki
Em seguida, preparei um prato com Arroz Chop Suey, alguns Vegetais, Salada de Kani, Kani empanado e um pouco de Polvo.

Sukiyaki: Prato com Arroz Chop Suey, Vegetais, Kani e Polvo do buffet
Pratos com Arroz Chop Suey, Vegetais, Kani e Polvo do buffet do Sukiyaki
Ainda tive estômago para um pouco de Tempurá e uma rodela de Cebola empanada!

Sukiyaki: Prato Tempurá e Cebola empranada do buffet
Prato com Tempurá e Cebola empanada do buffet do Sukiyaki
Como já expliquei acima, não sou um iniciado e a ausência de etiquetas indicando o nome das opções do buffet dificultam um pouco. Mas, isso não importa. O importante e dizer que todos os pratos que eu mastiguei estavam muito saborosos! As opções apresentadas oferecem uma combinação de sabores e texturas que (literalmente) dão água na boca!

Preço

Para mim, o restaurante é bem honesto. Eles não exageram no preço do refrigerante e, mesmo que não haja uma infinidade de opções, os R$ 23,90 R$ 27,90 do buffet (terça a sábado no almoço; no jantar e aos domingos, o preço sobre para menos módicos R$ 47,90) são mais do que justos!

Conclusão

Almoçar no Sukiyaki só não é melhor porque me faz lamentar a pequena capacidade volumétrica do meu estômago. Ou seja, se "coubesse" mais, eu comeria mais! (Se for só uma vez ou outra, a gula não é pecado, é?). Em outras palavras, se a Catarine curtisse a culinária japonesa, o Sukiyaki receberia mais visitas minhas. Preciso dizer mais?

Serviço

Sukiyaki
Av. Presidente Vargas, 3562 (ver mapa)
(71) 3247-5063

Tecnologia do Blogger.