| por Catarine Heiter |
Recentemente fizemos mais uma visita ao Pelourinho e decidimos mastigar no Romã Restaurante Natural, antigo Ramma (que continua funcionando na Barra). Uma pequena mudança no nome, mas nenhuma mudança no local em si!
O restaurante fica localizado na Praça do Cruzeiro de São Francisco, pertinho do Hotel Villa Bahia e seu charmoso restaurante, e por funcionar no segundo andar de um sobrado, é importante ficar de olho nas placas (na parede e no chão) para localizá-lo com precisão.
A fachada do Romã Restaurante Natural |
A placa do Romã Restaurante Natural com as opções do dia |
Ao subir uma linda escadaria o cliente se depara com um salão com muita luz natural, brisa e cores! Dá para perceber o carinho em cada detalhe da mesa, dos canteiros, dos vasinhos na sacada... Um encanto! Nós chegamos muito cedo e tivemos a sorte de encontrar o local bem pouco movimentado e, por essa razão, escolhemos ficar bem próximos da janela para aproveitar a brisa e a vista local. Enquanto aguarda, o cliente pode até fazer umas comprinhas, já que o local oferece umas prateleiras repletas de produtos em consonância com a proposta da casa.
A escada que dá acesso do Romã Restaurante Natural |
O ambiente do Romã Restaurante Natural |
O ambiente do Romã Restaurante Natural |
O ambiente do Romã Restaurante Natural. No canto esquerdo, produtos à venda. |
O buffet é outra boa surpresa. Nós já sabíamos que o foco do Romã era a cozinha natural e já fomos esperando encontrar variadas opções neste sentido. Não nos decepcionamos! Tanto o Buffet de Saladas, quanto o de Pratos Quentes garantem uma excelente refeição mesmo para quem não é adepto de uma alimentação mais "natureba".
No Buffet de Saladas encontramos não só aqueles Pratos triviais, como também itens menos comuns no dia a dia de buffets a quilo (Guacamole, Ervilha Germinada, Folhas Verdes Orgânicas, Brotos, Tofu etc.). Já nos Pratos Quentes, no dia da nossa visita, observamos pratos da culinária baiana e muitas alternativas ao consumo de proteína animal. Pesados à parte, havia os Filés de Peixes. Atenção: O Romã não é um restaurante vegetariano ou especializado em dietas restritivas, mas se você não come proteína animal ou é celíaco, por exemplo, vai se dar muito bem por lá!
O Buffet de Saladas do Romã Restaurante Natural |
Parte do Buffet de Pratos Quentes do Romã Restaurante Natural |
Parte do Buffet de Pratos Quentes do Romã Restaurante Natural |
Dizem que o colorido aguça o apetite e foi isso que aconteceu! Nós nos empolgamos bastante com as opções de Pratos e recheamos a nossa refeição com quase tudo o que estava disponível. Gustavo, por exemplo, preferiu mastigar em duas etapas: primeiro as Saladas e, em seguida, os Pratos Quentes.
Prato com opções dos Buffets de Saladas e de Pratos Quentes do Romã Restaurante Natural |
Prato com opções do Buffet de Saladas do Romã Restaurante Natural |
Prato com opções do Buffet de Pratos Quentes do Romã Restaurante Natural |
Adoramos tudo o que mastigamos e não existiu esse ou aquele item que pudesse ser classificado apenas como bom. Apenas o Falafel não conseguiu conquistar Gustavo, mas veio parar no meu prato rapidinho!
Para beber, optamos por Sucos Naturais. Tangerina para mim, Laranja para ele. Ambos deliciosos e refrescantes!
Sucos naturais de Laranja e Tangerina do Romã Restaurante Natural |
Havia Sobremesas? Sim! Mas acabamos optando por deixar esta etapa para outro local, que você confere na próxima resenha! ;)
Pelo buffet se paga R$ 47,90/kg e a nossa conta totalizou R$ 67,00. Achamos a relação custo X benefício muito boa se considerarmos o estilo e qualidade da refeição, ambiente e excelente atendimento.
Com certeza, se nós morássemos perto, faríamos do Romã uma parada obrigatória durante a semana. Muito fácil manter uma alimentação saudável diante de tantas opções nutritivas e deliciosas! Viramos fãs!
Romã Resturante Natural
Praça do Cruzeiro de São Francisco, 07 - Pelourinho (ver mapa)