Muitos leitores têm uma série de dúvidas a respeito do Mastigando em Salvador e dos Mastigadores. Reunimos, nesta página, uma relação de perguntas e respostas que, acreditamos, irão esclarecer muita coisa sobre nós e sobre o nosso trabalho!
Nestas perguntas e respostas, o termo "Estabelecimento" refere-se, genericamente, a Locais físicos (Restaurantes, Lanchonetes, Bares etc.), Produtos (Pratos congelados, Doces gourmet etc.) e Serviços em geral (Delivery, Chef em domicílio etc.).
Faltou responder alguma pergunta? Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em responder e em atualizar esta postagem!
Nestas perguntas e respostas, o termo "Estabelecimento" refere-se, genericamente, a Locais físicos (Restaurantes, Lanchonetes, Bares etc.), Produtos (Pratos congelados, Doces gourmet etc.) e Serviços em geral (Delivery, Chef em domicílio etc.).
Faltou responder alguma pergunta? Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em responder e em atualizar esta postagem!
Índice de perguntas:
1. Conceito
1. Conceito
1.1. Como surgiu o Mastigando em Salvador?2. Funcionamento
1.2. Quando vocês chegam a um local para mastigar, vocês se identificam como autores de um blog de aventuras gastronômicas?
1.3. Vocês pagam a conta?
1.4. Quando vocês são convidados a conhecer um Estabelecimento, vocês sempre "falam bem" da experiência?
1.5. Por que não existem fotos dos Mastigadores no blog?
1.6. Por que a opinião de vocês sobre um estabelecimento não condiz com a minha?
1.7. Por que vocês não dão uma "segunda chance" a um estabelecimento que não os agradou? Essa postura não é radical demais e/ou pode ser fonte de injustiças?
1.8. Por que vocês quase nunca falam sobre as opções de bebidas do locais que visitaram?
1.9. Por que vocês não escrevem resenhas a respeito de eventos, como inaugurações, encontros, coquetéis, festas etc.?
2.1. Por que as fotos que ilustram os posts costumam ser de menor qualidade quando comparadas com as publicadas pelos materiais de divulgação dos Estabelecimentos?3. Dinheiro
2.2. Vocês podem aumentar a frequência com que publicam novas resenhas?
2.3. O que significam as letras entre colchetes após o título dos posts? (exemplo: [ch] ou [gr])
2.4. O que significam as letras [VAPMDN] após o título dos posts?
2.5. O que significam as letras [RIP] antes do título de alguns posts?
2.6. Por que vocês não foram conhecer um Estabelecimento que eu sugeri?
2.7. Sou dono/gerente/funcionário/etc. de um Estabelecimento e não gostei da resenha que vocês escreveram. Qual o procedimento para retirá-la do ar?
2.8. Que tipo de dificuldades, inconvenientes e problemas são enfrentados pelo Mastigando em Salvador?
3.1. Vocês ganham algum dinheiro com o blog?4. Utilizando melhor o Mastigando em Salvador
3.2. Se vocês não ganham dinheiro com o blog, o que ganham com ele?
3.3. Eu represento um Estabelecimento e gostaria de utilizar o Mastigando em Salvador como veículo de divulgação desta empresa. Como devo proceder?
4.1. Deixei um comentário em um post e gostaria de acompanhar a discussão sem ter que acessá-lo periodicamente. Como posso fazer?5. Ajudando o Mastigando em Salvador
4.2. Como faço para descobrir se vocês já visitaram um Estabelecimento?
4.3. As fotos nas resenhas são muito pequenas! Vocês não podem aumentar o tamanho delas?
4.4. Mesmo de posse do endereço de um Estabelecimento, estou tendo dificuldades para saber a sua localização exata. Voces podem me ajudar?
4.5. Estou procurando todos os Estabelecimentos de um determinado tipo de culinária ou especialidade. Existe uma maneira prática de encontrá-los?
4.6. Estou procurando todos os Estabelecimentos localizados em um determinado bairro ou região. Existe uma maneira prática de encontrá-los?
4.7. Existe alguma forma de receber avisos quando uma nova resenha é publicada?
4.8. Eu curto a Fan Page do Mastigando em Salvador no Facebook mas raramente visualizo as publicações da página no meu feed de notícias. O que posso fazer para sempre visualizar as atualizações?
5.1. Como faço para corrigir uma informação incorreta no blog ou para informar que um estabelecimento fechou ou mudou de endereço?6. Pessoal
5.2. Eu gosto muito do Mastigando em Salvador! Como posso ajuda-los a manter o blog ativo e em constante crescimento?
6.1. Vocês têm formação em gastronomia?
6.2. Vocês sabem cozinhar?
6.3. Vocês mastigam muito! São gordos?
6.4. Encontrei o perfil de vocês em uma rede social, mas vocês não aceitaram meu convite. Por que?
1. Conceito
1.1. Como surgiu o Mastigando em Salvador?
A idéia de compartilhar as nossas aventuras gastronômicas surgiu de forma bem espontânea e despretensiosa, no iniciozinho do ano de 2011, numa praça de alimentação (onde mais?) de um shopping da cidade.
Considerando que nós somos um casal nada "baladeiro" (praia, shows, carnaval e assemelhados não fazem parte da nossa rotina), uma das nossas maiores opções de lazer é conhecer e desfrutar de lugares onde se pode mastigar bem em Salvador.
Nos deparamos, então, com um desafio interessante: Deixar de lado a nossa tendência de frequentar intensamente os lugares de que mais gostamos e passar a privilegiar mais a diversidade de opções. E, por diversidade, deve-se entender Estabelecimentos dos mais diferentes estilos de culinária, de ambiente ou de preço! Mas, claro, sem deixar de lado o nosso gosto pessoal!
1.2. Quando vocês chegam a um local para mastigar, vocês se identificam como autores de um blog de aventuras gastronômicas?
Não! As nossas visitas são totalmente anônimas, ou seja, nunca mencionamos o blog nem a finalidade da visita. Agimos como clientes comuns. Eventualmente respondemos às pesquisas de opinião entregues ao final da refeição (junto com a conta), informando que escreveremos uma resenha sobre o local. Mas sempre depois de efetuar o pagamento!
1.3. Vocês pagam a conta?
Sim, nós pagamos as contas, como qualquer cliente faria. Normalmente pagamos inclusive os 10% opcionais, a menos que o serviço prestado pelo local seja ruim (mais uma vez, como qualquer cliente faria).
Eventualmente recebemos algum convite para conhecer um Estabelecimento. Nestes casos, não pagamos a conta, mas sempre informamos, ao final da resenha, que a visita foi feita a convite do local ou os produtos foram recebidos como cortesia, além de adicionamos a tag "Publieditorial" ao post. Acreditamos que agindo assim, não ficará nenhuma dúvida para os leitores.
1.4. Quando vocês são convidados a conhecer um Estabelecimento, vocês sempre "falam bem" da experiência?
Não. 100% das nossas resenhas contêm a nossa opinião verdadeira e sincera sobre a experiência que vivenciamos. Esta condição é, inclusive, informada ao interessado antes de fazermos a visita ou de recebermos o produto (e já foi motivo de desistência por parte de mais de um Estabelecimento).
Por outro lado, ainda que a nossa opinião seja verdadeiramente expressada, a experiência narrada poderá não ser igual à de um cliente comum, pois, se a casa sabe da nossa visita, tem a oportunidade de caprichar no atendimento e na preparação dos pratos. Por isso, procuramos ser até um pouco mais rigorosos que o tradicional, com a intenção de "neutralizar" esta "vantagem".
1.5. Por que não existem fotos dos Mastigadores no blog?
A nossa intenção é não sermos reconhecidos nos Estabelecimentos, para evitar qualquer tratamento diferenciado. Apesar do nosso cuidado, já aconteceu de sermos reconhecidos uma ou duas vezes. Além disso, somos pessoas bem reservadas e não temos nenhuma intenção de nos tornar famosos!
1.6. Por que a opinião de vocês sobre um estabelecimento não condiz com a minha?
A discordância do leitor com a nossa opinião é algo muito natural e até esperado. Primeiro, porque as nossas resenhas são baseadas, normalmente, em apenas uma visita ao Estabelecimento, e esta visita pode ter ocorrido num dia atípico (muito bom ou muito ruim). Além disso, opiniões são muito pessoais, e são influenciadas por diversos fatores, como grau de exigência, expectativa prévia, dentre outros. Neste contexto, o que não é esperado é que a maioria das opiniões sejam divergentes.
Nestes casos, o campo de comentários das resenhas está disponível para que todos possam registrar a sua visão acerca do Estabelecimento resenhado e acerca da nossa opinião sobre ele. Os comentários são livres e só serão moderados se ferirem a nossa Política de comentários, claramente definida e informada aqui: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/p/politica-para-comentarios.html.
1.7. Por que vocês não dão uma "segunda chance" a um Estabelecimento que não os agradou? Essa postura não é radical demais e/ou pode ser fonte de injustiças?
Existem inúmeros Estabelecimentos que queremos conhecer, mas os nossos recursos temporais e financeiros são limitados. Não faz muito sentido utilizar estes recursos limitados para conceder uma "segunda chance", quando podemos ir conhecer outro Estabelecimento.
Além disso, essa postura condiz com a postura do consumidor tradicional. Afinal, quantas pessoas realmente voltam a um local depois de serem mal atendidas e/ou mastigarem um prato com sabor que não agradou?
Portanto, não acreditamos que esta seja uma postura radical demais, embora admitamos que isso possa ser fonte de injustiça. Mas é o melhor que podemos fazer, no contexto em que vivemos hoje.
1.8. Por que vocês quase nunca falam sobre as opções de bebidas do locais que visitaram?
Porque geralmente nós bebemos Refrigerantes, Sucos ou Chás gelados durante as nossas visitas, e, normalmente, não há nada de interessante para falar sobre isso. Nós não gostamos de bebidas alcoólicas, então não temos boas condições de falar sobre elas. Quando visitamos um local que serve uma bebida mais elaborada e não-alcoólica, procuramos experimentá-la para podermos contar o que achamos na resenha.
1.9. Por que vocês não escrevem resenhas a respeito de eventos, como inaugurações, encontros, coquetéis, festas etc.?
Basicamente, por dois motivos:
O primeiro, é porque este não é o foco do Mastigando em Salvador. A nossa proposta é compartilhar com os leitores as nossas aventuras gastronômicas. É como se fôssemos aquele casal de amigos que adora sair para mastigar e que é consultado quando se quer uma dica sobre um local bacana, romântico, barato, sofisticado...
O segundo motivo, é que gostamos de trazer conteúdo exclusivo para os nossos leitores. No passado, já chegamos a fazer algumas resenhas sobre encontros e inaugurações, mas observamos que, como outros blogs também estão presentes nestes eventos, o resultado é que, num curtíssimo espaço de tempo, todos os blogs falam sobre a mesma experiência, no mesmo Estabelecimento, a respeito dos mesmos pratos. E nós achamos que isso não traz nenhum diferencial para os leitores.
Para não deixar "passar em branco", decidimos registrar tais eventos no nosso perfil do Instagram e/ou na nossa Fan Page no Facebook.
2. Funcionamento
2.1. Por que as fotos que ilustram os posts costumam ser de menor qualidade quando comparadas com as publicadas pelos materiais de divulgação dos Estabelecimentos?
São vários os motivos que fazem com que as nossas fotos não sejam de alta qualidade. Nós procuramos agir com o máximo de discrição possível, tentando tirar as fotografias sem chamar a atenção. Assim, não é possível encontrar os melhores ângulos nem utilizar com frequência o flash para melhorar a luminosidade do objeto fotografado. Ainda procurando a discrição, não utilizamos uma máquina fotográfica, mas, sim, um telefone celular, que, embora chame menos atenção, nos proporciona uma foto de menor qualidade. Para agravar ainda mais a situação, as nossas visitas são feitas predominantemente à noite, o que prejudica ainda mais a luminosidade.
Nós optamos por este formato, mesmo sabendo que o resultado das fotografias não é o desejável, para que o ato de fotografar não denuncie que não somos clientes comuns, apesar de esta prática estar se tornando cada vez mais frequente nos Estabelecimentos.
2.2. Vocês podem aumentar a frequência com que publicam novas resenhas?
Nas nossas condições atuais, não. O motivo mais importante é a nossa limitação de tempo para sair para mastigar e para preparar uma resenha. Este processo é bem mais trabalhoso e demorado do que pode parecer. Como temos os nossos empregos formais, que tomam boa parte do nosso dia, podemos nos dedicar ao blog apenas à noite e nos finais de semana. E, ainda assim, este período é compartilhado com outras atividades cotidianas, que todos têm.
Outra limitação nossa é a de recursos financeiros. O blog consome um orçamento mensal bastante considerável e, aumentar o número de Estabelecimentos visitados, neste momento, está fora das nossas possibilidades.
2.3. O que significam as letras entre colchetes após o título dos posts? (exemplo: [ch] ou [gr])
As letras entre os colchetes são as iniciais dos nomes do autor da resenha. Assim, temos [ch] significando Catarine Heiter, [gr] significando Gustavo Romero e, mais recentemente, as iniciais dos nossos colaboradores.
Nós utilizamos esta indicação porque, quando iniciamos o blog, a intenção era que cada um dos Mastigadores escrevesse um post separado sobre o mesmo Estabelecimento, dando a sua visão pessoal. Assim, para não termos dois posts com exatamente o mesmo título, adotamos a inclusão das iniciais do autor. Desta forma, teríamos uma resenha com o nome de "Estabelecimento X [ch]", que seria o post escrito pela Catarine sobre o Estabelecimento X e outro com o nome de "Estabelecimento X [gr]", escrito pelo Gustavo. Utilizamos esta lógica nos três primeiros estabelecimentos, mas logo notamos que não era uma boa idéia, pois, como as nossas opiniões eram parecidas, tínhamos duas resenhas sem muita diferenciação. Assim, passamos a eleger um dos Mastigadores para escrever a resenha, cujo conteúdo deveria refletir a opinião de ambos, mas achamos que valeria à pena manter a identificação de quem escreveu a resenha no título da mesma.
As resenhas que foram feitas pelos dois Mastigadores separadamente acabaram sendo aglutinadas em uma só, para mantermos o padrão.
2.4. O que significam as letras [VAPMDN] após o título dos posts?
As letras [VAPMDN] são uma sigla para a expressão "Vale à Pena Mastigar de Novo".
Em março/2012, nós inauguramos a coluna Vale à pena mastigar de novo! [VAPMDN], que surgiu de uma vontade nossa de retornar a alguns Estabelecimentos, para fazer uma nova aventura gastronômica, verificando as mudanças, atualizando preços, publicando novas fotos e experimentando novos pratos!
Nós optamos por não publicar uma nova resenha sobre o mesmo Estabelecimento, mas, sim, atualizar a resenha original. Portanto, para que os leitores saibam que uma determinada resenha foi atualizada, nós publicamos um pequeno post indicativo com o nome do Estabelecimento sucedido pela sigla [VAPMDN]. Simples assim!
2.5. O que significam as letras [RIP] antes do título de alguns posts?
As letras [RIP] são um acrônimo para a expressão "Requiescat in pace" (Latim), cujo significado em português, é "Repouse em paz" (ou, mais frequentemente, a variação "Descanse em paz"). Trata-se de um epitáfio muito utilizado em lápides.
No Mastigando em Salvador, utilizamos estas letras precedendo o nome de Estabelecimentos que foram resenhados por nós mas que já não estão mais em funcionamento, como forma de indicação aos leitores.
Além da utilização deste acrônimo, existe uma indicação clara no corpo da resenha sobre o encerramento das atividades daquele Estabelecimento e o post é incluído na tag "Obituário".
2.6. Por que vocês não foram conhecer um estabelecimento que eu sugeri?
Lamentamos, mas, infelizmente, nem sempre é possível atender a todas as sugestões! Nós frequentemente recebemos diversas delas, e acabamos priorizando aquelas que estão mais próximas do nosso gosto pessoal. Até porque o blog é um registro das nossas aventuras gastronômicas, e não faz muito sentido nos mobilizarmos para conhecer algo que foge ao nosso estilo.
Portanto, se nós não publicamos uma resenha sobre a sua sugestão, é porque ela está acima do nosso orçamento, está num local muito distante do nosso roteiro habitual, pertence a um tipo de gastronomia que não apreciamos ou algo do gênero. Esperamos que você compreenda e continue nos mandando sugestões.
Outra possibilidade é que a sua sugestão esteja na fila de visitas ou de publicações. Neste caso, em breve uma resenha sobre o Estabelecimento será publicada!
2.7. Sou dono/gerente/funcionário/etc. de um Estabelecimento e não gostei da resenha que vocês escreveram. Qual o procedimento para retirá-la do ar?
Muita calma nesta hora! Em primeiro lugar, é importante lembrarmos de que vivemos num país em que a liberdade de expressão é um direito constitucional. Portanto, a discordância com a nossa opinião não é motivo para que ela seja retirada do ar. Até porque temos sempre o cuidado de não ofender ou caluniar nenhum Estabelecimento ou funcionário do mesmo. Apenas relatamos a experiência que vivenciamos e emitimos a nossa opinião a respeito.
Portanto, temos todo o direito de manter a nossa resenha no ar, desde que ofereçamos a oportunidade de você publicar a sua réplica, informando os motivos da sua discordância para com a nossa resenha e defendendo o Estabelecimento representado por você. Para isso, utilize o campo de comentários ao final da resenha. Seus comentários não serão moderados, desde que respeitem a nossa Política de comentários.
Não crie usuários fakes para simular que clientes satisfeitos deixaram comentários contrariando a nossa opinião. É muito fácil identificar este tipo de ocorrência. Não subestime a nossa inteligência nem a dos nossos leitores.
Pedimos também que não nos ofenda, não nos ameace (com processos judiciais ou mesmo a nossa integridade física) e nem faça nada que demonstre, para seus potenciais clientes, o seu despreparo para lidar com críticas. Isso não levará a lugar algum, e ainda servirá para afastar ainda mais os nossos leitores do seu Estabelecimento.
Enfim, procure aproveitar as nossas críticas para aprimorar o serviço prestado pelo seu Estabelecimento. Afinal, um cliente insatisfeito, mesmo que não escreva num blog, irá contra-indicar o seu Estabelecimento para dezenas de amigos, colegas e familiares. Pense nisso!
2.8. Que tipo de dificuldades, inconvenientes e problemas são enfrentados pelo Mastigando em Salvador?
Por mais que o blog seja um hobby e nos permita passar por experiências muito interessantes e gratificantes, nós enfrentamos uma série de dificuldades e problemas.
O mais evidente deles é o alto consumo de recursos temporais e financeiros para manter o blog em funcionamento. Muitas vezes deixamos de fazer alguma coisa que precisamos ou queremos (repousar, passear, conviver em família etc.) para nos dedicar às inúmeras tarefas que o Mastigando em Salvador demanda, já que, em função do nosso trabalho, só podemos nos dedicar ao blog à noite ou durante os finais da semana. A limitação de recursos financeiros é um problema análogo a este.
Mas, além destes problemas mais evidentes, enfrentamos outros que às vezes nos fazem desanimar, dentre os quais, destacamos:
- Plágio: Como o Mastigando em Salvador é um blog que narra as nossas aventuras gastronômicas, sob a nossa ótica e através das nossas opiniões, imaginávamos que dificilmente seríamos vítimas de plágio. Estávamos enganados. Já encontramos Estabelecimentos que copiaram trechos das nossas resenhas para divulgar a si próprios e até um blog do mesmo segmento que copiou o nosso texto padrão utilizado como Regulamento das nossas Promoções. Mas o que tem sido cada vez mais frequente é encontrarmos as nossas fotos exibidas em outros blogs, em portais de entretenimento, em sites de Estabelecimentos, em Fan Pages do Facebook etc., a despeito de adicionarmos a elas um texto com o nosso nome. Alguns plagiadores chegam a cortar a imagem de modo a remover o nosso nome delas, num flagrante ato de desrespeito à propriedade intelectual. Naturalmente, todas estas ocorrências são feitas sem a nossa autorização ou conhecimento e, pior, sem ao menos indicar de onde o texto ou a foto foi obtida.
- Ameaças de Estabelecimentos: As nossas resenhas primam pela imparcialidade e veracidade dos fatos. Isso é muito importante para nós. Ou seja, se a experiência foi positiva, o Estabelecimento recebe os elogios merecidos. Se a experiência foi negativa, procuramos pontuar, de forma equilibrada, tudo aquilo que nos desagradou. Infelizmente, alguns estabelecimentos não sabem lidar com críticas. Receber a reclamação de um Estabelecimento que não concordou com a nossa opinião não é a coisa mais agradável do mundo, mas é aceitável. Agora, ameaças de processos judiciais (já recebemos contatos até de advogados de Estabelecimentos) ou ameaças à nossa integridade física (foi um fato único, mas aconteceu) são ocorrências que ultrapassam qualquer limite razoável, e são rechaçadas energicamente por nós. Para saber mais, leia a resposta à Pergunta 2.7..
3. Dinheiro
3.1. Vocês ganham algum dinheiro com o blog?
Apenas eventualmente, através de publicidade (publieditoriais ou blocos de publicidade "contextual", no estilo Google Adsense), mas são valores totalmente irrelevantes quando comparados com as despesas que temos com o blog.
A nossa expectativa é, em algum momento no futuro, termos condições de mudar a resposta a esta pergunta, e escrever que os valores que ganhamos são suficientes para cobrir as nossas despesas e ainda sobrar um troco!
3.2. Se vocês não ganham dinheiro com o blog, o que ganham com ele?
Em primeiro lugar, o blog é um hobby para nós. Alguns casais fazem "natação, fotografia, teatro, artesanato" e vão viajar. Nós mastigamos e contamos para vocês! Ou seja, é algo que simplesmente gostamos de fazer (apesar de nos estressarmos de vez em quando...).
Além disso, é muito gratificante receber o carinho dos leitores, que sempre se dirigem a nós com palavras de elogios e de incentivo!
3.3. Eu represento um Estabelecimento e gostaria de utilizar o Mastigando em Salvador como veículo de divulgação desta empresa. Como devo proceder?
Nós elaboramos um documento apresentado diversos produtos que poderão atender às suas necessidades. Entre em contato conosco (preferencialmente através do email mastigandoemsalvador@gmail.com ou do nosso formulário de contato) para que possamos apresentar os nossos produtos!
4. Utilizando melhor o Mastigando em Salvador
4.1. Deixei um comentário em um post e gostaria de acompanhar a discussão sem ter que acessá-lo periodicamente. Como posso fazer?
Logo após o campo de comentários, existe uma caixa de seleção com o texto "Notifique-me". Clique nela e siga as instruções (se necessário) para passar a receber todos os comentários futuros daquela resenha específica. Não se preocupe, esta ação é reversível, caso seja necessário.
4.2. Como faço para descobrir se vocês já visitaram um Estabelecimento?
Basta utilizar o campo de pesquisa ("O que você procura?") na lateral direita do blog!
4.3. As fotos nas resenhas são muito pequenas! Vocês não podem aumentar o tamanho delas?
Se você clicar em qualquer foto, ela será ampliada, melhorando a visualização! Nós mantemos, por padrão, um tamanho intermediário, por questões de adequação ao nosso lay-out e para não aumentar demasiadamente o tempo de carregamento do blog (nem todos utilizam banda larga!).
4.4. Mesmo de posse do endereço de um Estabelecimento, estou tendo dificuldades para saber a sua localização exata. Voces podem me ajudar?
Nas resenhas sobre qualquer Estabelecimento (exceto os que trabalham exclusivamente com delivery ou os que estão dentro dos shoppings), nós incluimos um link para o Google Maps, com a localização exata (sempre que possível; às vezes é a localização aproximada) do Estabelecimento. Assim, basta clicar no link para encontrar o Estabelecimento. O Google Maps, permite, inclusive, que o usuário trace uma rota até o local, bastando informar o ponto de origem.
Os links para os mapas estão localizados ao final das resenhas, junto das informações de endereço, telefone, site etc. Esta organização não foi adotada desde o início do blog, portanto, em resenhas mais antigas, o link para o mapa poderá ser encontrado na parte inicial da resenha, geralmente no tópico "Localização e Estacionamento". Estamos trabalhando para uniformizar a localização destes links, adotando o padrão atual.
4.5. Estou procurando todos os Estabelecimentos de um determinado tipo de culinária ou especialidade. Existe uma maneira prática de encontrá-los?
As nossas resenhas estão classificadas em categorias ou tags, que indicam os tipos de culinárias ou especialidades de cada Estabelecimento resenhado. Na lateral direita do blog existe uma seção chamada "Resenhas classificadas" e, logo abaixo deste título, existe a opção "Por Culinária". Nesta seção você encontrará os diferentes tipos de culinárias e, ao clicar em qualquer uma delas, irá visualizar as resenhas sobre os Estabelecimentos que foram classificados nela.
4.6. Estou procurando todos os Estabelecimentos localizados em um determinado bairro ou região. Existe uma maneira prática de encontrá-los?
As nossas resenhas estão classificadas em categorias ou tags, que indicam os bairros ou região de cada Estabelecimento resenhado. Na lateral direita do blog existe uma seção chamada "Resenhas classificadas" e, logo abaixo deste título, existe a opção "Por Região". Nesta seção você encontrará os bairros ou regiões e, ao clicar em qualquer uma deles, irá visualizar as resenhas sobre os Estabelecimentos que foram classificados nele.
4.7. Existe alguma forma de receber avisos quando uma nova resenha é publicada?
Sim! Existem diversas formas de saber que uma nova resenha foi publicada, sem ter que visitar o bog periodicamente. São elas:
- Feeds RSS: Se você utiliza um leitor de feeds (exemplo: Feedly), basta assinar os nossos Feeds RSS para receber as atualizações do blog. Esta é uma das melhores formas para quem acompanha diversos blogs, pois os leitores de feeds agregam todas as atualizações em que você se inscrever;
- Feeds RSS por email: Utilizando a opção dos Feeds RSS por email, você irá receber no endereço de email indicado uma mensagem com o conteúdo de cada novo post. Para utilizar este serviço, basta seguir as instruções do sistema, que são auto-explicativas;
- Google+: Todas as atualizações do blog são divulgadas no Google+ e aparecerão no feed de notícias de quem nos acompanha;
- Twitter: Todas as atualizações do blog são divulgadas no Twitter e aparecerão no feed de notícias de quem nos segue; e
- Facebook: Todas as atualizações do blog são divulgadas no Facebook e aparecerão no feed de notícias de quem curte a nossa Fan Page.
4.8. Eu curto a Fan Page do Mastigando em Salvador no Facebook mas raramente visualizo as publicações da página no meu feed de notícias. O que posso fazer para sempre visualizar as atualizações?
Para conhecer o motivo e saber como alterar este comportamento, acesse este post: http://www.mastigandoemsalvador.com.br/2013/06/acompanhe-o-mastigando-em-salvador.html.
5. Ajudando o Mastigando em Salvador
5.1. Como faço para corrigir uma informação incorreta no blog ou para informar que um estabelecimento fechou ou mudou de endereço?
Como temos um grande número de resenhas publicadas, é natural que algumas informações estejam incorretas ou desatualizadas. Infelizmente não temos condições de fazer este tipo de verificação. Se você encontrou alguma informação incorreta ou desatualizada, o seu alerta será muito bem vindo! Basta utilizar um dos canais de comunicação disponíveis (email, formulário de contato, Facebook ou mesmo no campo de comentários da resenha) para nos ajudar a manter as informações publicadas no blog sempre corretas e atualizadas.
A sua contribuição neste sentido é muito importante para nós!
5.2. Eu gosto muito do Mastigando em Salvador! Como posso ajuda-los a manter o blog ativo e em constante crescimento?
De várias maneiras!
- Divulgue o Mastigando em Salvador entre seus amigos, colegas e familiares;
- Informe a um Estabelecimento que a sua visita ocorreu motivada por uma resenha no Mastigando em Salvador;
- Acompanhe o Mastigando em Salvador nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Google+ e Twitter);
- Participe do Mastigando em Salvador, comentando as nossas postagens e as enriquecendo;
- Utilize os botões de compartilhamento (Twitter, Facebook, Google+, Email etc.) existentes abaixo de cada postagem, para que mais pessoas tenham acesso às nossas publicações;
- Clique no botão "Curtir" existente abaixo de cada postagem;
- Mande-nos correções e informações atualizadas quando encontrar algo de errado em uma resenha; e
- Mande-nos sugestões, observações, críticas e elogios através dos nossos canais de comunicação (email, formulário de contato, Facebook ou mesmo no campo de comentários da resenha).
6. Pessoal
6.1. Vocês têm formação em gastronomia?
Não. Nós apenas gostamos muito de mastigar! E, com o passar do tempo, fomos adquirindo conhecimento empírico sobre o assunto.
6.2. Vocês sabem cozinhar?
Muito pouco. Mas nós sabemos mastigar! E bem!
6.3. Vocês mastigam muito! São gordos?
Pelo contrário, desafiando o padrão da área. A genética foi generosa conosco.
6.4 Encontrei o perfil de vocês em uma rede social, mas vocês não aceitaram meu convite. Por que?
Os nossos perfis pessoais são direcionados aos nossos familiares, amigos e colegas. Nós procuramos não misturar as coisas. Os leitores que desejam interagir conosco devem utilizar os perfis do Mastigando em Salvador nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Google+). Contamos com a sua compreensão!
Última atualização em: 2014-03-10